sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias - Curso Tecnologias na Educação


Após refletir sobre a entrevista de Pedro Demo em “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”, percebe-se que ele faz uma alerta para nós enquanto educadores, no que se refere a inserção da tecnologia nas escolas. Onde ele coloca de forma bem clara que a escola não pode trabalhar isoladamente as exigências ou melhor, dos desafios do século XXI.
Verifica-se que as escolas não trabalham a utilização dos computadores com as crianças, e futuramente isso será cobrado no mercado lá fora, então a aprendizagem se torna obsoleta, promovendo lacunas para sua formação.
Diante desse contexto, é preciso que a escola reveja o seu papel, e principalmente o professor, pois ele é o principal articulador do processo de ensino e aprendizagem, ele tem de estar por dentro desse mundo tecnológico que permeia seus alunos, e se apropriar deles como meio para possibilitar novas aprendizagens.
Com a utilização do computador conectado a net, durante uma atividade desenvolvida com o aluno, o professor poderá explorar vários aplicativos, software educativos e pesquisa dirigida. Com isso, verá que essa construção e reconstrução dessas informações, irá gerar conhecimentos significativos para o aluno, onde este se torna autor dessas aprendizagens múltiplas, o que dará vida as atividades curriculares tornando-se dinâmicas, criativas e contextualizadas com meio dos alunos, na qual estão inseridos.
Como vimos, há uma necessidade constante de estar mudando, atualizando o fazer pedagógico, inserindo novos recursos tecnológicos (computador, data show- aulas em slide, vídeos, etc) como meio a mais para inovar e dinamizar o aprendizado, uma vez que estes, já fazem parte do cotidiano dos alunos, fazendo com que eles pesquisem, criem, produzam e realmente aprendam, gerando conhecimentos úteis para sua formação como um todo.
  
Orcilene G. Lopes



Um comentário:

  1. Olá Orcilene,

    Gostei de suas colocações quanto o uso das TICs.Tenho a convicção de que o uso das tecnologias digitais nas atividades curriculares nos permite aprofundarmos nos conteúdos a serem ministrados em sala, principalmente se proporcionarmos os nossos alunos a buscarem, a pesquisarem virtualmente, utilizando todos os recursos que a internet dispõe para tal. Só haverá mudanças no nível da aprendizagem do aluno, se o professor permitir que ele seja o sujeito desse processo, provocando o seu intelecto, instigando o aluno a buscar, dando orientação da fonte e como fazer, mediando esse conhecimento efetivamente.
    Sucesso em sua jornada!
    Edna

    ResponderExcluir

Olá deixe um recadinho, assim você contribui para melhoria do meu blog!! Abraços, Orci...

I Formação Presencial Um Computador por Aluno - UCA / 2010